sábado, 27 de abril de 2013

Patê de Gorgonzola


Olá aventureiros e aventureiras,


Hoje quero compartilhar uma receita rápida e simples que pode ser utilizado como acompanhamento para um lanche, ou para uma boquinha acompanhado de um vinho e torradas.  Esta dica de uso do Gorgonzola surgiu da vontade de coloca-lo em um lanche feito pra família.

Depois de separar os ingredientes para começar a fazer os lanches, me deparei com um pedaço de queijo Gorgonzola na geladeira. Pensei, porque não aproveitá-lo? Mas como? Simplesmente colocá-lo no lanche? Mas não são todos que gostam... O que fazer?
Ai veio a ideia que vou compartilhar... Mas antes, sabem como surgiu este queijo?

Uma das histórias diz que a combinação de: coalhada, mofo e o acaso criaram o gorgonzola. Cita-se que este queijo foi criado em uma cidade que tem o seu nome ou é o queijo que leva o nome da cidade (não sei ao certo – rs). Gorgonzola é uma pequena cidade situada ao norte da Itália muito frequentada por vacas leiteiras, pois o capim durava mais tempo lá, sendo a ultima oportunidade de capim fresco a ser dado ao gado antes do inverno.
Conta-se que os camponeses ofereciam o capim e em troca ficavam com o leite, pra fazer um queijo muito cremoso, chamado “strachino”.
Reza uma das lendas que o queijo gorgonzola nasceu nesta cidade, no século 10, por descuido e por amor. Fala-se que um queijeiro estava tão apaixonado por uma gorgonzolense que, ao correr atrás de sua amadala, se esqueceu de fazer o strachino. Para que o patrão não percebesse, misturou o leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte.
As duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocaram bolhas de ar, onde se formaram os fungos. Deu-se ai o GORGONZOLA.

O método de fabricação deste queijo azul ainda está nas mãos dos bons queijeiros. No passado o linho, hoje o voal de seda envolve a massa.
A coalhada é cortada com vários instrumentos. Os fungos são uma solução natural de bactérias sem cheiro, em cada tacho, 600 litros de leite para 6 quilos de queijo. Noutra queijaria, o gorgonzola é lavado e salgado para perder o soro em excesso, desidratado numa sala chamada de purgatório. Depois é furado para que os fungos cresçam dentro dele. O envelhecimento acontece em ambiente muito úmido e temperatura de 4 graus.

Bom, vamos a receita. Espero que gostem...
Abraço à todos...
Para o preparo:
GORGONZOLA A GOSTO
MAIONESE A GOSTO
ALHO A GOSTO
SALSA E CEBOLINHA A GOSTO

O preparo
Misture tudo – SIMPLES assim – rs.
Sirva.


0 comentários:

Postar um comentário