domingo, 24 de fevereiro de 2013

COUVE FLOR E BERINJELA GRATINADA



Olá Aventureiros e Aventureiras,

Quero compartilhar mais uma "aventura"...  Hoje parti do aproveitando de algumas coisas que já tínhamos em casa, com sugestão de minha esposa e com a possibilidade de fazer minha filhota comer um pouco mais saudável – rs... Tivemos como prato principal “COUVE FLOR E BERINJELA GRATINADA” com molho branco e queijos, também conhecido como “bechamel”.
Este prato é muito simples de ser feito e a receita pode ser utilizada como base para qualquer outro legume, hortaliça que desejar.

Espero que gostem... 

Por falar nisto, sabem a diferença entre “Legumes”, “Verduras” e “Frutas”?
Algumas curiosidades...
Hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta.Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates).Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).
Segundo o “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Governo publicado em  http://nutricao.saude.gov.br/guia_conheca.php, Verduras e Legumes são “plantas ou partes de plantas que servem para consumo humano. As partes normalmente consumidas são as folhas, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes." – Definição padrão para ambos. Porém classificam-se como verdura ou hortaliças quando a parte comestível do são as folhas, flores, botões ou hastes e, legume quando as partes comestíveis são os frutos, sementes ou as partes que se desenvolvem na terra. Fruta é a parte polposa que rodeia a semente de plantas que possui aroma característico, sendo rica em suco, e tem sabor normalmente adocicado. A variedade desse grupo de alimentos é imensa; alguns têm apenas ocorrência local ou regional.

Abraço à todos...
Vamos à receita...

Para o preparo:
  01 MAÇO DE COUVE FLOR
  01 BELINJELA GRANDE
  02 SACHES DE MOLHO BRANCO PRONTO
  250G DE MUSSARELA RALADA
  100G DE QUEIJO PARMEZÃO RALADO
  BACON FRITO EM CUBINHOS
  QUEIJO GORGONZOLA A GOSTO
  SAL E PIMENTO DO REINO A GOSTO
  MUZZARELA FATIADA PARA COBERTURA (DEPENDENTE DA FORMA DE MONTAGEM)
  BATATA PALHA EXTRA FINA
  FARINHA DE MANDIOCA PARA O GRATINADO

A base:
Cozinhar a Couve Flor e a Berinjela no vapor até estar “al dente”. A DICA é: coloque a Berinjela uns 02  a 03 minutos após ter colocado a Couve Flor, pois possuem tempo diferentes de cozimento.

Para o gratinado
Misture em uma vasilha: Um parte da Muzzarela ralada, do Parmezão ralado e da Farinha de mandioca

A montagem (hora da farra):
Pegue uma travessa de vidro.... Coloque parte do molho branco no fundo... coloque a Couve Flor e a Berinjela... Salpique com sal e pimenta do reino... Cubra com uma parte da Muzzarela ralada... Depois salpique com Parmezão ralado... Espalhe pedacinhos de Gorgonzola... Cubra com a batata palha... Cubra novamente com Muzzarela em fatiada... Salpique a mistura do gratinado por cima e PRONTO!!! Leve ao forno pré-aquecido por em 200 graus por 10 minutos, depois baixe para 160 grause deixe por mais 20 minutos ou até a parte de cima estar um pouco crocante...

DICA: se seu forno possui a opção de “Gratinar” (fogo na parte de cima do forno), deixe para salpicar a mistura do gratinado nos 05 minutos finais acionando esta opção.

Retire a travessa do forno e sirva...

0 comentários:

Postar um comentário