sexta-feira, 29 de março de 2013

PRATO DA SEMANA SANTA - SALADA DE MACARRÃO COM ATUM


Olá aventureiros e aventureiras,

Quero compartilhar mais uma aventura nesta "sexta-feira santa", dia de reflexões. Aproveitando uma dica de uma grande amiga (Ana), que me deu a dica de uso de ATUM em conserva para um patêEste prato é simples e rápido de ser feito e é para ser consumido à temperatura ambiente ou levemente resfriado. Os ingredientes tornam este prato “fresco” e gostoso de ser acompanhado de um vinho ou um suco... 

Aproveitando a época que estamos de abstinência de carne, usei como base para este prato o atum e, sardinha para enfeitar. Estes dois ingredientes possuem muitos nutrientes e benefícios a nossa saúde, mas infelizmente os consumimos tão pouco.  Segundo publicações médicas que verifiquei, possuem grande destaque nutricional por possuir acido graxo ômega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas além de aumentar o HDL, que contribui na redução do colesterol plasmático total. O ômega 3 ajuda a manter o sangue menos viscoso, diminuindo assim as chances de um ataque cardíaco ou derrame, e reduzindo também a pressão arterial. Combate também a artrite e a psoríase (inflamação na pele), e os estudiosos acreditam que o óleo dos peixes também ajuda a evitar que as células cancerígenas progridam para um estágio de tumor.
Vejam as propriedades de cada um deles:
Atum: é um peixe de águas frias e profundas que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, indicado para as gestantes e é extremamente versátil na cozinha. É uma das maiores fontes de ômega 3, ácido graxo responsável pela constituição e manutenção das membranas celulares. O enlatado é conservado em óleo vegetal ou água e sal, e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo ou conservante. Por isso, preserva mais os nutrientes do que o atum in natura, cozido em casa, que acaba perdendo os nutrientes na cocção, ou seja, após o cozimento. Pode vir em postas (chamado de sólido) ou prensado (conhecido como atum ralado).

Sardinha: é rica em diversos nutrientes, destacando-se entre eles o ácido graxo ômega 3. Os ácidos graxos são um dos maiores responsáveis pelo bom funcionamento do coração. Ela é conhecida também como alimentos para o cérebro. Recentemente, cientistas descobriram uma relação entre as variações de humor e baixos níveis de ômega 3. Ou seja, os ácidos graxos mantêm os pensamentos, as reações e os reflexos do cérebro em harmonia, e asseguram que as células receptoras reconheçam os sinais de humor fornecidos pelos neurônios.
Bom vamos a receita, espero que gostem...

Abraço à todos...

Para o preparo:
01 LATA DE ATUM RALADO / 01 LATA DE SARDINHA SEM ESPINHO EM ÓLEO / 01 LATA DE MILHO E ERVILHA / 01 TOMATE GRANDE / ½ CEBOLA BRANCA OU ROXA PEQUENA / SAL E PIMENTO DO REINO A GOSTO / ½ PACOTE DE MACARRÃO ESPAGUETE / CEBOLINHA E SALSINHA A GOSTO

A base:
Tomate: Lave-o bem... Retire suas sementes... Tire todo excesso de agua com papel toalha... Pique-o em cubinhos bem pequenos.
Celoba: Pique-a em cubinhos bem pequenos.
Misture-o em uma vasilha e reserve.





Acrescente a lata de milho e ervilha
Acrescente atum a gosto e misture.
Acrescente o sal, a pimenta, a cebolinha e a salsinha a gosto. CUIDADO somente com o sal, pois o atum já tem uma carga de sal. Misture e reserve na geladeira.




Neste momento coloque o macarrão para cozinhar. Isto dará tempo para que a  mistura feita fique com a temperatura ideal para a salada. O ponto do cozimento deve ser “Al dente”, ou seja, é o ponto de cozimento da massa quando é perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. Após cozido e já passado pelo escorredor, coloque um pouco de manteiga e mexa ainda quente espalhando bem e por todo macarrão (isto evita que ele grude um no outro, sem a necessidade de passá-lo na água) e deixe-o resfriar até o ponto de temperatura ambiente.


A Salada - montagem (hora da farra)
Pegue uma travessa de vidro ou de salada... Coloque o macarrão já resfriado... Salpique um pouco de cebolinha e salsinha... Retire a mistura da geladeira... Cubra o macarrão com a mistura feita... Enfeite com pedaços da sardinha... E sirva.

Dica de montagem do prato



DICAS: Pode colocar a travessa na geladeira por mais uns 15 minutos para todo conjunto se resfriar e servir como opção mais fria em dias quentes... Podem salpicar Manjericão e Hortelã frescos depois do prato montado para dar mais frescor ao prato... Podemos também acompanha-lo com pão italiano regado com azeite e manjericão.

0 comentários:

Postar um comentário