COZINHAR... ARTE DO SIMPLES E PRAZER EM FAZER...

Ser feliz é um estado de espírito que se reflete em ações que temos... E cozinhar é uma delas....

CARINHO QUE FAZ NASCER DELÍCIAS...

Delícias que demonstram nosso carinho aos que gostamos... e que usamos para prendê-los a nós...

QUE VALEM UM BRINDE A FELICIDADE...

Brindar com as pessoas importantes que nos são apresentadas ao longo de nossas vidas...

A VIDA SE TORNANDO MAIS DOCE...

Doçura que permite nossa vida ser leve e alegre...

COZINHAR... COLORIDO DO SER... SIMPLES ASSIM...

Simplicidade que nos faz presente na vida de outros e que faz com que sejamos queridos por estes...

domingo, 28 de abril de 2013

COXINHA DE FRANGO COM MASSA DE BATATA OU MANDIOCA







Gostaram? 

Acreditem: NÃO FOI EMPANADA!






Olá aventureiros e aventureiras,

Sempre que vou a São Paulo e volto pela Rodovia Dutra, tento parar em um posto de gasolina logo depois do 1º. Pedágio para comer coxinha... Porque?
Por que é uma das melhores coxinhas que já comi na minha vida... O segredo? Sua massa é de batata... Fiquei me lembrando desta coxinha e não contente pensei, em tentar reproduzi-la para poder comer também em casa... Afinal ter de ir para São Paulo para poder comê-la fica meio caro para uma coxinha... Ou esperar um compromisso lá, puxa!!!
Pesquisando algumas receitas e conversando com minha grande guru D. Teresinha (minha mãe), juntei suas dicas com uma receita que encontrei onde “PASMEM”, não se faz necessário uso de farinha de trigo, ovos, nem tão pouco é necessário empaná-las...
O que isto significa?
Muito menos bagunça na cozinha e mais tempo para bate-papo neste “templo” – rs...
O incrível é que fica incrivelmente “sequinha” por fora e “super macia” por dentro... Além de menos encharcada...

Vão se surpreender como eu com a receita...
Mas antes, sabem como surgiu este salgado tão popular?
Há quatro história diferentes para sua origem, mas vamos contar todas elas! A primeira história fala que é uma derivação dos croquetes europeus. O seu recheio de frango/galinha é muito popular na culinária francesa, porém sua derivação com o catupiry é bem brasileira.

A segunda foi até publicada no livro Histórias e receitas de Nadir Cavazin, conta que o filho da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, uma criança que foi afastada da corte por ter possíveis problemas mentais, tinha por prato favorito frango, mas só comia a coxa. E um dia, por não ter frango suficiente, a cozinheira decidiu transformar um frango inteiro em coxas, desfiando-o e fazendo-o recheio de uma massa de farinha de trigo. A criança aprovou o resultado e a Imperatriz Tereza Cristina quando foi visitá-lo, não resistiu e saboreou a guloseima, gostou tanto que solicitou que o mestre da cozinha imperial aprendesse. Assim a coxinha ganhou a nobreza.

A terceira história conta que a coxinha foi criada em 1810, em uma cidade do sul do Amazonas chamada Tefé. Conta que um grupo de seringueiros foi atacado por indios, eles então fugiram e deixaram para trás as galinhas. Os indios em comemoração pela vitória, resolveram coser as galinhas e envolvê-las em massa à base de farinha de trigo.

E a ultima história conta que foi inventada pelos escravos, que, na falta de alimentos, juntavam os restos de comida, retiravam os ossos, envolviam em uma massa e fritavam.

Bom, vamos a receita. Espero que gostem...
Abraço à todos...

Para o preparo da massa a base de Batata - PASMEM:
07 BATATAS MÉDIAS
01 XÍCARA DE FARINHA DE MANDIOCA (APROXIMADAMENTE). PODE PRECISAR COLOCAR UM POUCO MAIS PARA CHEGAR AO PONTO DE MASSA. MAS NÃO ABUSE PARA NÃO RESALTAR O GOSTO DA FARINHA.
SAL A GOSTO
01 SACHE DE CALDO DE GALINHA EM PÓ

(*) Só isto mesmo – rs...
(*) Para fazer a base de Mandioca ou Aipim, basta simplesmente trocar a batata.

Para o recheio
01 PEITO DE FRANGO DESOSSADO
AZEITE A GOSTO
PIMENTA DO REINO E SAL A GOSTO
CEBOLINHA E SALSINHA A GOSTO

O preparo do recheio
Limpe bem o frango
Corte-o em pedaços menores para agilizar seu cozimento
Coloque o azeite para pré-aquecer
Coloque os pedaços do frango
Coloque alho, sal e pimenta a gosto
Doure-os um pouco
Complete com água até cobrir os pedaços e deixe cozinha até secar
Depois de pronto, desfie o frango e retorne com ele para o recipiente onde o cozinhou.
Salpique a cebolinha e a salsinha
DICA: Experimentei colocar Açafrão e ficou muito bom.

O preparo da massa – Hora da farra
Cozinhe as batatas com sal até ponto de fazer um purê
Em um recipiente, amasse as batatas e misture os ingredientes (Farinha de mandioca, Sache de caldo de galinha e Sal). MÃO NA MASSA – SIMPLES assim – rs.
Reserve em temperatura ambiente.

Montando as coxinhas - Hora da farra novamente
Antes de começar a fazer suas coxinhas, sugiro que pegue um pouco da massa e jogue em óleo bem quente (o mesmo que você vai usar pra fritá-las depois)... Isto para testar o sabor da massa, pois talvez ela precise de mais sal ou tempero do caldo... Você pode também fazer uma mini coxinha pra testar o sabor da massa junto com o recheio... Tudo isso vai variar de gosto pra gosto... Para montar as coxinhas, faça bolinhas do tamanho que você quer que elas fiquem... Abra a massa na mão e faça uma espécie de copinho onde você vai colocar o recheio... IMPORTANTE usar o recheio já frio, pois fica mais consistente e não tem a tendência de abrir a massa... Feche a massa e faça o rabinho da coxinha.
Para fritar, não é necessário empanar nem nada: jogue-as em bastante óleo bem quente e frite poucas de cada vez pra a temperatura do óleo não cair demais. Você vai ver como ela já sai sequinha da fritura pro papel e quase não absorve óleo.

DICA: Se as congelar, não as frite diretamente ao tirar do freezer como em salgados feitos de forma tradicional, pois ela ira abrir. Deve esperar ficar em temperatura ambiente.

sábado, 27 de abril de 2013

Patê de Gorgonzola


Olá aventureiros e aventureiras,


Hoje quero compartilhar uma receita rápida e simples que pode ser utilizado como acompanhamento para um lanche, ou para uma boquinha acompanhado de um vinho e torradas.  Esta dica de uso do Gorgonzola surgiu da vontade de coloca-lo em um lanche feito pra família.

Depois de separar os ingredientes para começar a fazer os lanches, me deparei com um pedaço de queijo Gorgonzola na geladeira. Pensei, porque não aproveitá-lo? Mas como? Simplesmente colocá-lo no lanche? Mas não são todos que gostam... O que fazer?
Ai veio a ideia que vou compartilhar... Mas antes, sabem como surgiu este queijo?

Uma das histórias diz que a combinação de: coalhada, mofo e o acaso criaram o gorgonzola. Cita-se que este queijo foi criado em uma cidade que tem o seu nome ou é o queijo que leva o nome da cidade (não sei ao certo – rs). Gorgonzola é uma pequena cidade situada ao norte da Itália muito frequentada por vacas leiteiras, pois o capim durava mais tempo lá, sendo a ultima oportunidade de capim fresco a ser dado ao gado antes do inverno.
Conta-se que os camponeses ofereciam o capim e em troca ficavam com o leite, pra fazer um queijo muito cremoso, chamado “strachino”.
Reza uma das lendas que o queijo gorgonzola nasceu nesta cidade, no século 10, por descuido e por amor. Fala-se que um queijeiro estava tão apaixonado por uma gorgonzolense que, ao correr atrás de sua amadala, se esqueceu de fazer o strachino. Para que o patrão não percebesse, misturou o leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte.
As duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocaram bolhas de ar, onde se formaram os fungos. Deu-se ai o GORGONZOLA.

O método de fabricação deste queijo azul ainda está nas mãos dos bons queijeiros. No passado o linho, hoje o voal de seda envolve a massa.
A coalhada é cortada com vários instrumentos. Os fungos são uma solução natural de bactérias sem cheiro, em cada tacho, 600 litros de leite para 6 quilos de queijo. Noutra queijaria, o gorgonzola é lavado e salgado para perder o soro em excesso, desidratado numa sala chamada de purgatório. Depois é furado para que os fungos cresçam dentro dele. O envelhecimento acontece em ambiente muito úmido e temperatura de 4 graus.

Bom, vamos a receita. Espero que gostem...
Abraço à todos...
Para o preparo:
GORGONZOLA A GOSTO
MAIONESE A GOSTO
ALHO A GOSTO
SALSA E CEBOLINHA A GOSTO

O preparo
Misture tudo – SIMPLES assim – rs.
Sirva.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

TAINHA ASSADA NO FORNO

Olá aventureiros e aventureiras,


Hoje quero compartilhar minha "aventura" com peixe...  Fiz este prato neste "Domingo de Páscoa". Estive procurando receitas de peixes para assar e neste busca encontrei algumas dicas de peixes e formas de se fazer ou em forno ou em brasa.
Encontrei receitas falando de peixes com cobertura de “sal grosso” apenas, outras com temperos básicos. O importante é o prazer em fazer um prato, seja para a família ou para os amigos. O peixe assado, seja ele qual for, é um prato simples e rápido de ser feito.
Como toda boa aventura, ela deve ser dimensionada, estudada e devemos procurar nos informar antes de partir para “tal”. Com este princípio fiz algumas pesquisas e peguei algumas dicas que quero compartilhar com vocês. Vamos lá...


Para escolha de peixe fresco:
Devemos fazer a opção sempre por peixe fresco.  É necessário buscar alguns sinais que indicam quando um peixe está fresco: as guelras estão vermelhas, os olhos estão claros e brilhantes, as escamas e a pele estão brilhantes, a carne está firme e quando pressionada volta novamente a ficar como antes. Observe também se há refrigeração ou gelo adequado para conservação do peixe. 

Cada preparo, uma dica:
GRELHADO: Para este tipo de preparação é melhor usar postas, filés ou peixes inteiros médios. Pincele-os generosamente antes e durante o cozimento com manteiga ou margarina derretida, óleo ou outro molho de sua preferência. 

COZIDO: O peixe precisa ser cozido rapidamente, só o necessário para coagular as proteínas e realçar o sabor. Ele estará pronto logo que a carne tenha ficado opaca e branca. 

FRITO: As postas e os peixes pequenos ou filés podem ser fritos com bastante gordura, tanto empanados quanto à milanesa. Coloque 5 cm de gordura vegetal ou óleo numa panela e quando estiver fervendo coloque pequena quantidade de peixe na panela, deixando fritar de 3 a 5 minutos ou até que esteja dourado. Escorra-o sobre papel absorvente. 
Para que o peixe à milanesa fique bem torradinho, experimente este pequeno truque para fritá-lo: passe os pedaços primeiramente em leite salgado e em seguida na farinha de rosca. Depois frite como sempre, em óleo bem quente. As casquinhas ficarão crocantes. 

ASSADO: Os peixes inteiros limpos, os filés ou as postas podem ser assados em forno pré-aquecido a 175º. Para evitar que ressequem pincele-os de vez em quando com manteiga, margarina ou um molho de seu gosto. Um peixe limpo de 1,5 kg leva de 30 a 35 minutos para assar. As postas e filés de 12 a 15 minutos. Peixes recheados precisam de 20 a 30 minutos adicionais 

Para assar um peixe e não deixar que grude na fôrma, fatie 2 cebolas ou 2 batatas cruas e distribua-as no recipiente. Só depois coloque o peixe. Assim, além de não grudar no fundo, seu prato ficará mais saboroso. 

O peixe que escolhi para este prato foi a TAINHA, um peixe de sabor leve e que vai bem tanto feita de formasimples como recheada. Deixá-la com as escamas. Uma dica de meu amigo Ricardo Kurita para este peixe que escolhi é o de pedir para abri-la pelas costas, pois fica mais fácil de retirar sua carne depois de assada.

Bom, vamos a receita. Espero que gostem... 
Abraço à todos...

Para o preparo:
02 TAINHAS DE APROXIMADAMENTE 600grs
04 CEBOLAS GRANDES
SAL, ALHO, PIMENTA DO REINO, TOMILHO A GOSTO
PAPEL ALUMINIO

O Peixe
O ideal é prepara-lo na noite anterior ao dia que irá assar. Vamos lá...
Preparar uma mistura com Alho, Sal, Pimenta do reino e Tomilho... Lavar bem o peixe e seca-lo com papel toalha... Quebrar alguns dentes de alho com um martelinho de carne esmagando apenas um pouco... Passar a mistura feita por todo o peixe, tanto por fora como por dentro... Colocar os dentes de alho esmagados dentro dos peixes... Corte as cebolas em 3 partes cada... Abrir o papel alumínio de forma que seja possível embrulhar os peixes individualmente... Colocar 06 rodelas das cebolas como uma "cama" e colocar o peixe sobre as cebolas... Repetir esta operação para o outro peixe... Embrulhar cada peixe e reserva-los na geladeira até a hora de assá-los.


Assar
Ligue o forno a uma temperatura de 200graus e deixe aquecer por cerca de 15 minutos... Coloque os peixes ainda embrulhados em uma assadeira... Coloque-os no forno e deixe assar por volta de 01 hora... Abra os embrulhos e deixe-os para dourar por cerca de 30 minutos... Regue o peixe com o caldo formado enquanto o peixe encontrava-se embrulhado, para não ressecá-lo.

Devem observar estes tempos, pois podem variar um pouco dependendo da potência de cada forno. 

PRONTO!!!! Hora de servir... 
Acompanha muito bem um arroz branco e um molho a base de manteiga e alcaparras.

DICA: Caso tenham a função "Dourador" no forno, podem utilizá-lo nos minutos finais antes de servir.

Abraço a todos.