sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DICA DE PRATO: Polpettone com cream cheese e talharim

Polpettone com cream cheese e talharim

Boa noite pessoal,
Sou fã de programas culinários... Com eles temos a chance e aprender várias dicas, variações diferentes do mesmo prato, apresentações simples e outras mais sofisticadas que deixam os pratos muito mais saborosos - pois dizem que comemos com os olhos - rs...
Hoje estou postando uma dica muito bacana de prato muito bom - Polpettone com cream cheese e talharim... 
Obrigado por mais uma bela receita em seu programa Claude Troisgros...

ESPERO QUE GOSTEM!!!!
 
Um pouco da história
Não encontrei muita informação sobre a origem do Polpettone, mas uma delas o menciona como um prato típico da comida italiana. Sua criação veio da necessidade das donas de casa italianas reaproveitarem as carnes nobres que sobravam de seus preparos no dia anterior. Uma diferença colocada em relação ao modo como fazemos aqui no Brasil é que nós o preparamos normalmente no forno, enquanto o típico italiano é cozido em um caldo de carne. Com isto sua textura é muito mais fofa e leve que nosso.
O bacana deste prato é que pode ser recheado de várias formas: verduras, queijos, outras carnes... Outro ponto muito bacana é que pode experimentar e usar sua imaginação no uso de qualquer tipo de carne e principamente com o uso de sobras...

Quando ao Talharim, as informações que colhi é que seu surgimento se deu no século 13, em uma ilha na Itália. Onde já se fazia esta massa conhecida como tagghiarine e não tinham uma uniformindade em sua largura, suas tiras vaiavam entre cinco e dez milímitros. O nome Talharim se tornou o nome oficial quando os restaurantes, em um processo de sofisticação, iniciaram a confecção das tiras com dimensões iguais graças ao uso de máquinas industriais.

Aos interessados uma dica bacana é o livro Encyclopedia of Pasta (Enciclopédia da Massa, inédito em português), da pesquisadora Oretta Zanini de Vita que durante dez anos, entrevistou centenas de conterrâneos para conhecer antigos métodos de produção do alimento e suas diferenças regionais. Em pesquisas a arquivos país afora encontrou registros sobre a fabricação, o comércio e o consumo de massa. O resultado são os 130 tipos que ela lista em seu livro, um verdadeiro tratado sobre a comida (http://www.amazon.com/Encyclopedia-Pasta-California-Studies-Culture/dp/0520255224). 

Sobre o prato da dica? Vamos lá:

A receita
 
Para a carne - Ingredientes:
700g de alcatra moída
5 fatias de pão de forma rasgado e molhado no leite
200ml de leite
200g de cebola roxa picada
1 ovo
50g de parmesão ralado
1 colher (sopa)    de mostarda de Dijon
Pimenta dedo-de-moça picada (a gosto)
Salsa picada (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:
Basta misturar tudo.

Para o polpettone - Ingredientes:
2 colheres (sopa) de cream cheese
300g de mussarela ralada

Modo de preparo:
Misture o cream cheese e a mussarela. Abra a carne sobre um PVC e recheie com os queijos. Feche o PVC em forma de pastel e guarde na geladeira durante uma hora.

Para o molho de tomate - Ingredientes:
700g de tomate sem pele
100g de cebola picada
2 de dentes de alho picado
1 colher (café)    de pimenta dedo-de-moça picado
30ml de mel
20ml de vinagre balsâmico
30g ou 1 colher de extrato de tomate
Salsa (a gosto)
Alecrim (a gosto)
Tomilho (a gosto)
Louro (a gosto)
Sal e azeite
Barbante

Modo de preparo:
Bata o tomate sem pele no liquidificador, peneire e reserve. Deixe suar no azeite cebola, alho e pimenta dedo-de-moça. Acrescente o tomate batido e ferva. Acrescente o bouquet garni, mel, vinagre balsâmico e extrato de tomate. Cozinhe de 15 a 20 minutos no fogo baixo e tempere.

Para empanar - Ingredientes:
100g de farinha de trigo
200g de panko (tipo japonês de farinha de rosca)
3 ovos
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Azeite (a gosto)

Modo de preparo:
Passe os polpetones na farinha de trigo, no ovo e empane com panko. Frite dos dois lados e coloque no forno a 180ºC durante 10 minutos.

Para servir - Ingredientes:
200g de parmesão ralado
350g de fetuccine
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Louro (a gosto)
Alecrim (a gosto)

Como servir:
Cozinhar o fetuccine al dente na água com sal. Retire, misture com manteiga e verifique os temperos. Disponha o polpettone sobre a massa e cubra com molho de tomate. Salpique parmesão ralado.
 


Eu fiz, e o resultado do meu foi este 
O link para a receita original é: http://gnt.globo.com/quemarravilha/videos/_2001849.shtml

Um comentário:

  1. Meus aventureiros...

    Olá amigos aventureiros... Quero compartilhar em uma nota pequena que sobre este POST... Recebi hoje uma nota via email de Chef Claude Troisgros... Isto é o maior prêmio que poderia ter... Se eu obter autorização para postar a nota, o farei com certeza... Só posso agradecer...

    ResponderExcluir